Uma Nova Versão

Foi publicada esta semana a nova redação do código de ética do jornalista, três anos após iniciada a discussão. Os cinqüenta itens, dezenove artigos e quatro parágrafos distribuídos por cinco capítulos foram compilados no congresso extraordinário realizado em agosto, depois de consultas a um monte de gente. Este longo documento reflete a participação do conglomerado: entre artigos com títulos de manuais (É Dever do Jornalista – O Jornalista Não Pode – O Jornalista Deve – O Jornalista Não Deve), alguns itens tratam de boas maneiras (“O jornalista deve manter relações de respeito e solidariedade no ambiente de trabalho”) ou de direitos civis (“É dever do jornalista defender os direitos do cidadão, contribuindo para a promoção das garantias individuais e coletivas, em especial das crianças, dos adolescentes, das mulheres, dos idosos, dos negros e das minorias”).

Digamos que é sempre bom lembrar bons valores em uma sociedade que convive com maus exemplos diariamente, mas existem condutas universais, que não são exclusivas de jornalistas. Ficou um pouco redundante, mas o documento é uma referência importante.

Diferente da versão anterior, há uma clara referência à fotografia e ao vídeo, no artigo 12: “O jornalista deve rejeitar alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade (sic), sempre informando ao público o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras manipulações”. Ainda é amplo. Há alguns meses a Associação Americana de Fotógrafos Profissionais (NPPA) também incluiu a manipulação de imagens em um novo código de ética, por conta das novas tecnologias. É outra referência para profissionais.

Entretanto, para os que não quiserem adotar nenhum dos dois, as punições não têm a menor importância (aqui, eles seriam excluídos do sindicato), até porque para esses, não há manual que os guie.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: