O Que é Jornalismo Cidadão?

Mais um empreendimento visual lançado na web: o videojornalista Michael Rosenblum se juntou a Ken Krushel para fundar The CitizeNews, uma rede de videomakers e jornalistas baseada no jornalismo cidadão. Mas vamos mais adiante para que não seja confundido com o que se conhece por aqui.

A idéia principal foi traduzir para o vídeo a experiência do OhMy News, do coreano Oh Yeon-ho, mas o site é ambicioso ao anunciar seu objetivo de “construir uma plataforma digital onde vídeojornalistas narrem seus mundos do jeito que eles mostrem sua gente, seus assuntos, acontecimentos e personalidades”. Enquanto captava fundos para CitizeNews, Rosenblum – que parece ter um conglomerado de iniciativas em atuação – diz que tinha que provar que “há gente inteligente fora do sistema, com idéias e histórias importantes… e com câmeras e laptops.”

Iniciativas como essas são críticas com relação ao jornalismo praticado nos dias de hoje. Agora que existe uma rede eficiente como a internet para ecoar discussões que não interessam à grande imprensa – talvez porque ela se interesse apenas pelo que é grande ou talvez porque simplesmente não se interessa – existe um canal aberto para a comunicação e troca dos que vêm notícia na singularidade.

CitizeNews critica os meios “estáticos, chatos e previsíveis”. Para eles, “o noticiário está moribundo”.

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: