A Prática de Cada Um, ou Dois

creditos.jpg

Aconteceu no final do ano passado; depois de alguma repercussão o Ombudsman da Folha publicou um artigo dia 13 de janeiro. Eu só estou falando agora da cobertura do incêndio do HC, que revelou uma prática anti-ética e lamentável depois que as mesmas fotos foram publicadas com créditos diferentes em jornais de São Paulo. Mas tenho que registrar.

Ainda há dúvidas se houve apropriação indébita, mas a crítica ao troca-troca não deve ser atribuída apenas a um “profissional”. Tem aquele que concedeu a oportunidade.

Isso foi comum no passado, travestida de ingenuidade e colegismo. Em um show do Rock in Rio uma fotógrafa teve problemas no equipamento e não fez nenhuma foto. Um colega cedeu alguns negativos (isso tem muitos anos). Meses depois a foto publicada com o crédito da fotógrafa foi inscrita em um concurso, exposta e ganhou um prêmio. Não sei se houve algum repasse ao real autor, que hoje em dia se ocupa de barcos e passeios turísticos.

Essa é apenas uma entre muitas histórias, mas desde que nossa profissão se tornou espaço aberto a franco-atiradores, a vigilância teve que ser mais acirrada. Bom trabalho da ARFOC-SP.

O melhor link é ler o que saiu publicado no Granulado, mais antenado e rápido no gatilho.

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: