The Best Of

No início de abril a National Press Photographers Association dos EUA anunciou a lista final de vencedores do prêmio The Best of Photojournalism, que inclui fotografia e vídeo. As últimas categorias escolhidas foram as de melhores páginas e edições de jornais e revistas.
Mas o que chama a atenção na premiação continua sendo a produção em multimídia. Na verdade, ainda se destacam pela linguagem, mas começam a ser julgadas com mais critérios.

Em artigo do Poynteronline, Steve Myers cita o que os juízes definiram como o que funciona e o que não funciona nestes projetos.

Resumindo, para eles os projetos em multimídia estão definindo melhor que mídias e modelos devem ser aplicados nos trabalhos, entre vídeos, gráficos e áudio slideshows. Este último, como tem sido cada vez mais utilizado por organizações jornalísticas (nos EUA), está deixando de ser um aglomerado de fotos em seqüência para adquirir narrativa e edição.

Outra conclusão dos juízes é a de que o áudio faz grande diferença – considerando já a boa qualidade da história e das imagens.
Pessoalmente, acho que é o fio condutor. Planejando bem a edição de áudio do trabalho, já é mais de meio caminho andado. No programa Soundslides, por exemplo, é o áudio que define a extensão do projeto.

O Soundslides, aliás, é citado por Myers como grande responsável por outro ponto positivo na atual produção de multimídia: ninguém precisa ser um especialista em Flash para produzir um áudo slideshow de qualidade. Uma referência à facilidade que é criar com este programa.

Entre os pontos citados como os que precisam ser melhorados, destaque para narrativas confusas, a falta de edição (imagens redundantes) e o avanço que seria se fotógrafos utilizassem alguns fundamentos de videomakers, planejando planos, zoom e seqüências.

Simples assim. Entre os premiados tem até áudio slideshow feito com o demo do Soundslides, além de outros que só nos animam a contar histórias neste formato.

Tags: , ,

2 Respostas to “The Best Of”

  1. Brigida Says:

    Oi, Massao. você tem um link que leva aos trabalhos vencedores?

  2. Masao Says:

    Os links são as palavras do texto em azul. Tem link dos premiados e do artigo no Poynteronline.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: