Flickr, O Custo da Exposição

A discussão sobre o Flickr no blog de Bob Haggart pegou fogo semana passada (link). Fotógrafos, agentes, advogados e transeuntes bateram boca por 5 dias. Em questão, o quanto a plataforma API do Flickr é eficiente contra a pilhagem de fotos por empresas que se aproveitam de normas pouco claras. Como ponto de partida está o caso envolvendo publicidade da Heineken.

O Flickr, para a grande maioria de fotógrafos que dela participam, é a maior vitrine de trabalhos que existe. Quem quer ser visto, está nela por motivos comerciais e artísiticos. Foi nela que Win Wernders achou Tony de Marco; é lá que muita gente vende trabalhos, com muita dificuldade, aliás.

A discussão no blog de Hoggart, confrontando um consultor de negócios de fotografia e dono de banco de imagens na internet e uma advogada que cita um monte de gente e tem um blog que fala dela mesma, levanta muitas questões importantes para se definir as regras do jogo. A história é complicada e envolve uma discussão singular e inusitada para nós no Brasil, que se chama direito autoral.

Vale para quem quer saber como o jogo é jogado por lá.

Quem quiser saber da lei de direito autoral brasileira, clique abaixo.

Lei Direito Autoral.DOC

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: