Fotojornalismo de Ativistas

Este blog esteve praticamente fora do ar por um período sabático, ou melhor, de renovação. Não deixamos de trabalhar. Ao contrário, apareceram projetos inusitados para a nossa formação multimídia, como o site da revista Pororoca.

É um caminho que queremos percorrer, principalmente porque  a cada trabalho que vejo publicado acredito mais na força que a fotografia e os fotógrafos têm de informar e transformar. Fundamentalmente com a utilização da internet.
Recentemente James Nachtwey publicou o resultado do prêmio TED, que concede 100 mil dólares a pessoas que desenvolvam idéias e trabalhos que “façam a diferença”. Nachtwey fotografou por 2 anos países pobres onde a tuberculose se transformou em uma nova, mutável e violenta doença, chamada de XDR-TB – extensively drug-resistant tuberculosis.
Este trabalho teve lançamento mundial, divulgado pela mídia através do site da ong xdrtb.org. Foi projetado em prédios e vários jornais publicaram artigos sobre o tema.

Na quinta-feira foi lançado o mais recente projeto do  MediaStorm: Intended Consequences, com o trabalho de Jonathan Torgovnik e Jules Shell,  sobre a vida das mulheres que sofreram estupro em Ruanda, durante o genocídio da etnia Tútsi, em 1994 (para quem quiser saber mais da história, clique aqui).
O trabalho jornalístico é extraordinário. A narrativa é incrível. O resultado multimídia é espetacular.

No vídeo complementar, An Unspoken Language, Torgovnik fala de forma comovente. Comenta sua relação com as entrevistadas. No meio da conversa explica seu envolvimento com sua profissão: “Eu acredito que todo fotojornalista é um ativista. Não creio que se possa separar os dois”.

Numa época de fotos prontas e produção medida por matérias publicadas, pequenos períodos de renovação (ou sabáticos) são muito importantes.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: