Morre o Jornalista, o Texto Sobrevive

Recebi um e-mail com a tradução da palestra que o jornalista argentino Tomás Eloy Martínez proferiu em 2007, na conferência da Sociedade Interamericana de Imprensa. O texto foi publicado pelo blog Profissão:Repórter, de Luiz Maklouf Carvalho, hoje escrevendo para a revista Piauí.

O motivo da mensagem com o texto por parte do meu ex-chefe foi a morte, por câncer, de Martínez, no dia 31 de janeiro, em Buenos Aires, para onde retornou depois de longa temporada nos EUA. Era professor e colunista de La Nación, The New York Times e El País. Saiba mais sobre ele aqui .

Sob o título de CRÔNICA E REPORTAGEM: EM BUSCA DE UM JORNALISMO PARA O SÉCULO 21 , sua palestra entrelaça as linguagens literária e jornalística firmando-as como estruturais para desenvolvimento de um jornalismo atraente, em tempos de informações a rodo. “A maioria dos habitantes desta infinita aldeia em que se converteu o mundo vê primeiro as notícias pela televisão ou pela Internet, ou a escuta pelo rádio, antes de lê-la nos jornais, se é que acaso as lêem. Quando um jornal vende menos não é porque a televisão ou a Internet lhe venceram, mas sim porque o modo como os jornais dão a notícia é menos atraente. E não tem por que ser assim”, diz ele.

Além de projetar as necessidades e fazer suas observações sobre como o jornalismo deve evoluir nos próximos anos, Martinez ressaltou também o trabalho jornalístico, como uma profissão de fé: “De todas as vocações do homem, o jornalismo é aquela em que há menos lugar para as verdades absolutas. A chama sagrada do jornalismo é a dúvida, a verificação dos dados, a interrogação constante. Ali onde os documentos parecem instalar uma certeza, o jornalista instala sempre uma pergunta. Perguntar, indagar, conhecer, duvidar, confirmar cem vezes antes de informar: estes são os verbos capitais da profissão mais arriscada e mais apaixonante do mundo”.

Bom para quem quer relembrar, muito bom para quem, quer iniciar.

Leia-o na íntegra no blog do Maklouf, ou baixe o .doc abaixo:

CRÔNICA E REPORTAGEM

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: