A Ameaça Esquecida e a Foto que Ficou

Quando entrei  na Folha de S.Paulo o assunto da redação era produzir matérias mais curtas e textos concisos. O mais recente projeto do jornal demonstra que isso ainda é uma obsessão, que se fosse realmente possível  hoje estaríamos lendo páginas de pequenas notas, como está sendo na internet.

Há um tempo, aliás, a internet seria o lugar onde os artigos mais longos poderiam ser publicados – “Leia o artigo completo no www…e tal”. Mas o que tem cara de web são as revistas que colocam um monte de notas e pequenos artigos. A experiência na rede continua e está difícil de entender o meio.

Um amigo comentou que o que faltava na internet no Brasil era um Victor Civita, que transformou o mercado editorial nos anos 60. Não sou capaz de concordar ou discordar, mas, sim, falta alguma coisa atraente no jornalismo da internet brasileira.

Me lembrei da foto que fiz dele ainda na Folha.

Naquele tempo a fotografia do jornal era comandada por Luiz Caversan, que junto a David Zingg promovia uma experiência de convidar fotógrafos de fora do jornalismo a trabalharem na redação, elevando a dose de estética na mistura fotografia-informação.

Tudo era novidade. Era um sucesso.

Aí, um dia me passaram a pauta para fotografar o Victor Civita, que eu só sabia ser ele o dono da Abril, mas quando a gente é mais novo e sabe pouco de personalidades, acaba sendo meio irresponsável. É a ignorância a nosso favor.

Usei o tempo todo um cabinho para tirar o flash da câmera, que era tão curto que eu mal conseguia esticar o braço. Provavelmente meu modelo, que devia saber tudo sobre como fazer uma reportagem, uma revista e uma editora, previu a imagem que estava sendo feita, e lá pelo terceiro lugar que eu pedi para ele ficar começou a dizer entre os dentes: “você vai me pagar”.

Estávamos sozinhos (não havia testemunha) e ele parecia simpático, continuava sorrindo e falei que seria um massacre ele fazer isso comigo, afinal, ele era dono da Abril e eu, um iniciante. “Eu vou acabar com você”, continuava ele, rangendo entre os dentes sorridentes.

Não me lembro se ele se despediu de mim ou se fui posto pra fora da sala, mas acho que ele desistiu da vingança.

Ainda bem.

Sobre a internet… sim, acho que ele tomaria uma providência.

Tags: , , ,

2 Respostas to “A Ameaça Esquecida e a Foto que Ficou”

  1. Douglas Luccena Says:

    Esse futuro inserto me intriga , a internet mudou muito o jeito das pessoas absorverem noticia, e a imagem caminhou junta.Que caminho a fotografia tomará junto com sua Irmã noticia.
    E até onde é o limite entre o desrespeito e o respeito entre fotografo e fotografado, e para lhe ser sincero, ainda me sinto incomodado com fotos perdidas em uma seleção de editor de arte, se não vai para impressão e é obvio que não servirá mais de nada (claro, isso se o meliante não ficar famoso), pq não cede-las para o mesmo, assim pelo menos a mãe e os amigos verão em sites de relacionamento, e quem sabe alguém um dia olhe e diga nossa que foto show que vc tem?e isso poderia ter sido jogado fora em uma hora de simples limpeza de espaço no disco rigido, que vc acha a respeito?
    Abraços

    • Masao Says:

      Douglas,
      desculpe a demora na resposta mas ando correndo atrás de trabalho. Olha, você coloca questões que parecem antiquadas pela simplicidade, mas que são assuntos ainda não definidos, me parece. Acho que se você vive de um trabalho, não pode cedê-lo sem critérios. Algumas pessoas tendem a achar que a fotografia pode ser feita por todos e não lhe atribuem um correto valor. Se é a sua foto que querem, ela tem um valor.
      Sobre os caminhos que se abrem nessa profissão, a Nieman Foundation tem publicado artigos sobre isso. A última publicação tem como tema What’s Next For News. A edição anterior trata só de fotojornalismo. Vale a pena a visita (link acima).

Deixe uma resposta

